terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Economizando água no verão!

Chegou o verão e não temos a menor dúvida disso e de que o calor está absurdo não é?! Devido a tanto calor, é óbvio que passamos a gastar mais com água, energia, para podermos nos refrescar. No entanto, foi pensando neste gasto - além do normal, que temos nesta época do ano, e também como uma forma de tornar um hábito na sua vida, que trago dicas de como usar e reutilizar a água da sua casa, economizando água, dinheiro, energia e claro, ajudando o planeta!

A dica é REAPROVEITAR A ÁGUA E ECONOMIZAR NO TEMPO DE USO!!!

NA COZINHA:

Lavar louça nas mãos - limpe os pratos e as panelas, deixe-os de molho e ensaboe. Numa bacia/balde, junte quantidade suficiente para enxaguar a louça, controlando a água usada sem desperdiçar. Não deixe a torneira aberta durante a lavagem, pois desperdiçará até 105 litros.

Lavar louça na máquina - se for realmente necessário, só use quando estiver bem cheia (antes de comprá-la, verifique seu consumo de água), pois são gastos 40 litros.



 Lavar verduras - deixe as verduras de molho em água com um pouco de vinagre por alguns minutos antes de lavar. Utilize sabão ou detergente biodegradáveis.

 NO BANHEIRO



Escovar os dentes - molhe a escova e feche a torneira enquanto escova os dentes. Para enxaguar a boca, use um copo de água, economizando, assim, mais de 11,5 litros de água. 




Lavar o rosto / Fazer a barba - lavar o rosto com a torneira aberta, consome-se, em apenas um minuto, 2,5 litros de água. Para se barbear, em 5 minutos, são desperdiçados 12 litros de água. Portanto, para economizar, encha um recipiente com água em quantidade suficiente para fazer a barba, da mesma forma como se faz quando vai se lavar louça.





 
Ensaboar as mãos - Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos. Se desejar, instale sensores ou torneiras que fecham automaticamente, colaborando para o não desperdício.




Tomar banhos - Não demore nos banhos, limitando-os numa média de 6 minutos. Não ligue o chuveiro antes de tirar toda a roupa. Durante o banho, se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar, não ficando com o chuveiro aberto. Sua economia será de 180 para 48 litros. Reaproveite a água do banho, colocando um balde perto do chuveiro, para lavar outros cantos da casa.





Dar descarga - devido o enorme gasto de água em um único aperto, acione apenas quando e o quanto for necessário. Lembre-se de não jogar lixo no vaso sanitário (fio dental, cabelos...), para evitar entupimento. Dê preferência às caixas de descarga em vez lugar das válvula e só adquira modelos de baixo consumo de água. Estas dicas também servem para banheiros públicos.



NAS TORNEIRAS:


Instale aerador (peneirinha) nas torneiras da casa para reduzir a vazão, já que uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto e ela pingando gasta 46 litros/dia, resultando em 1.380 litros por mês de água desperdiçada.



 
NA LAVANDERIA:


Lavar na mão - coloque primeiro as roupas de molho em água e sabão. Só abra a torneira para enxaguar. Portanto, para não ter que desperdiçar muita água no exágue, não abuse do sabão.

Lavar na máquina - não lave com pouca roupa, deixando primeiro a roupa acumular e lavar tudo de uma vez em apenas uma vez na semana, utilizando a carga máxima dela. Reaproveite a água que sai da máquina de lavar roupas para lavar quintal, calçada, carro, banheiros, cozinha, entre outros, pois esta água é limpa para lavar estes locais.

NO JARDIM, QUINTAL, CALÇADA:

Lavar calçada, quintal ou jardim - primeiro de tudo, use a vassoura e varra antes de lavar, mantendo sempre limpo. Caso seja necessário, lave o jardim, quintal ou calçada uma ou duas vezes - no máximo - na semana, com um balde da água que você reaproveitou da máquina de lavar ou de outros locais, pois com mangueira gasta-se 280 litros. Aproveite também a água das chuvas, captando na saída das calhas. Não encimente todo seu jardim, deixando um espaço para as plantas e aproveitando as águas da chuva naturalmente.

Regar as plantas - regue com moderação as plantas. Use balde ou regador para economizar e controlar o consumo. Se for usar a mangueira, utilize, pelo menos, a mangueira com esguicho-revólver ou regador. Regue, durante a manhã ou no final da tarde, a base das plantas (e não as folhas). Quando chover, aproveite a água para regar noutro dia seu jardim. No inverno, a rega poderá ser feita dia sim e dia não.



Lavar carro - Lavar o carro com mangueira, gasta-se 600 litros de água. Portanto, lave apenas uma vez por mês o carro, com balde de 10 litros com pano, só para ensaboar e enxaguar. Da mesma forma que o jardim, calçada e quinta, utilize a água da sobra da máquina de lavar roupa, pois lavar o carro com mangueira - em apenas meia hora - desperdiça-se 560 litros de água.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário